Foto: Divulgação
Com a colaboração de Bebel Chaves, Celso Freire, Jackson Tavares, Filipe Larêdo, Mário Melo, Ruy Montalvão e a toda a equipe da Rádio UNAMA FM, LABCOM, Curso de Comunicação Social da UNAMA e TV UNAMA
A Convenção Nerd de Cultura e Tecnologia da Amazônia (CONECTA) ocorreu no último fim de semana entre os dias 11 e 13 de março na Fundação Cultural do Pará, no Antigo Centur, em Belém.
O evento ocorreu em vários espaços da FCP aonde teve espaços temáticos, palestras, painéis e várias atrações musicais.
E quando entrei pela primeira vez no Centur, eu me senti em casa. Afinal como eu já falei, faz 1 ano que entrei de cabeça no mundo geek e comecei a conhecer um pouco mais sobre um dos públicos que está em expansão.
Quando falamos de eventos geeks, falamos de uma Comic-Con Experience – CCXP ou da Brasil Game Show – BGS em âmbito nacional ou até mesmo do Anime Geek e do Animazon no âmbito local. E estes eventos que são referências, sem dúvida nenhuma.
Agora a CONECTA trouxe uma pequena versão destes eventos para Belém com várias atividades ocorrendo ao mesmo tempo e para todos os públicos.
Para quem não sabe, a CONECTA surgiu do projeto do Mestre em Comunicação, Linguagens & Cultura e Doutorando em Comunicação, Linguagens & Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA), Diego Borges, que foi selecionado pela Programa de Aceleração de Comunidade do Facebook – Atual Meta, sendo o único comtemplado na Região Norte.
“Vindo da Universidade da Amazônia, se minha tese existe foi graças aos meus professores para ter o conhecimento de onde eu poderia estar, escrever e realizar esse projeto. Eu não diria que é uma ligação, a UNAMA é a CONECTA. E a Rádio UNAMA abraço a ideia junto comigo desde as primeiras iniciativas e estão sempre presentes agora e daqui pra frente”, afirmou Diego Borges em entrevista para Bebel Chaves.
E para uma primeira edição, foi algo bem sucedido e organizado como estes grandes eventos devem ser.
Eu me senti muito grato pela recepção que tive, sendo convidado para duas mesas da Rádio UNAMA FM. Uma sobre ‘A Arte do Cosplay’ que tive prazer de mediar a conversa junto com a Ana Gabriela e conversando com Patrick Peike, Jonathan Johan e Suellen Mohana. E outra sobre os 80 anos de Mulher-Maravilha com minhas amigas Thassia Albuquerque, Ana Paula do Contexto Nerd e com Lilliam Tavares e Juliana Lopes do outro lado da tela.
Eu digo que foi uma desafio pra mim: Eu sempre tive um problema com a timidez e sinceramente não sei se conseguiria mediar, mas aceitei o desafio. No final do painel sobre Mulher-Maravilha, falei um pouco sobre isso e como a Mulher-Maravilha me inspirou, principalmente na questão de acreditar nas pessoas, acreditar na humanidade, o aprendizado sobre ser justo, como a ser corajoso e acreditar no amor. E bem, isso é o que me move, apesar das adversidades. Enfim, foi uma honra falar sobre a minha heroína preferida e ao lado de mulheres poderosas, em que ELAS SIM tem protagonismo.
Claro, que dei uma passada na feira que contou vários expositores e lojas. Tem muita gente que mostrou seu trabalho. Eu visitei junto com a Bebel Chaves, da UNAMA FM, mostrando um pouco do que estava tendo por lá.
Conhecemos o trabalho do quadrinista e ilustrador paraense Léo Dressant que lançou o quadrinho ‘Té Doidé’ que falou sobre a importância das presença de artistas locais no evento.
“Na Amazônia, aqui em Belém nós temos a produção de vários artistas e esse meu trabalho é focado sobre as questões de meio ambiente e sobre a criação de hortas comunitárias. Foi feito para levar a consciência ambiental de uma forma leve e lúdica para todos os públicos. Me sinto muito feliz em ter sido convidado e esse é um dos primeiros eventos presenciais depois da pandemia e isso é importante pra divulgação do trabalho”, afirmou Léo.
Quem também esteve presente foi a Piticas It Center e da Fan Mix, parceira da Rádio UNAMA FM e do CONECTA. Representando a loja e Social Media da Piticas It Center, Ingrid Monteiro falou sobre a importância de uma marca tão forte está presente no evento.
“A Piticas é uma franquia geek que traz vários produtos geek, para a galera que é fã e usando o look com estilo e temos este objetivo. E bem, desde o 8 anos esta paixão começou com Dragon Ball e desde lá estou trazendo isso para minha vida e agora trazendo pra cá através da Piticas”, disse Ingrid.
Também tivemos no evento, o Concurso Cosplay, em que todos os cosplayers que compareceram no evento participaram, numa parceria com a Liga Cosplay Pará no júri, apoio da UNAMA FM e da própria CONECTA. Aliás este colunista se tornou jurado do concurso por dois consecutivos e adorei participar.
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Thassia Albuquerque, que no domingo estava com o cosplay da amazona inspirado no filme ‘Mulher-Maravilha 1984’ e que integra a Liga Cosplay Pará falou um pouco sobre o Concurso Cosplay e dois paineis promovidos por eles durante o evento: ‘Cosplay e Assédio’ e ‘Abordagem do Cosplay na Depressão.
“O CONECTA realizou o Concurso Cosplay, junto com a Liga Cosplay e o apoio da UNAMA FM e foi muito gratificante e divertido. Além de ter sido uma honra de estarmos com paineis dentro do evento, tanto pro meio Cosplay e para a sociedade. Um exemplo foi o painel sobre a Depressão que surgiu um ano atrás com a morte da nosso amigo cosplay e cosmaker Fabrizio Morales, que infelizmente perdeu a batalha pra depressão e mediante isso trouxemos o assunto para mostrar um lado mais clínico da professora e psicóloga Rosângela Darwich e também trouxemos a discussão sobre o Assédio no mundo Cosplay, já que nós mulheres somos vítimas desse tipo de situação, seja por assédio sexual ou até mesmo assédio moral.”, afirmou Thassia.
E sobre música tivemos a presença da Tempestade do Melody que se apresentou no segundo dia de evento.
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Ah, teve uma entrevista com o Detonator, mas isso a gente ver em breve aqui numa colaboração com Jackson Tavares.
Então saio da CONECTA com a certeza que foi uma cobertura incrível e com o coração cheio de saude, cheio de orgulho e cheio de gratidão. Agradeço a Diego Borges, coordenador da CONECTA pela confiança. Agradeço a toda equipe da Rádio UNAMA FM pelo convite de mediar as mesas. Agradeço a todos convidados das mesas que pude ter contato, como a Laura Tsuki, Victor Rodney, Marcus Flores, Dom Souza, André Charone e aos demais que tiveram presente. Agradeço a Liga Cosplay Pará, que estiveram comigo nas mesas também, em especial a Thassia Albuquerque, Breno Costa, Suellen Mohana, Patrick Peike, Jonathan Johan e aos demais integrantes. Também a Ana Gabriela que dividiu comigo as mediações.
E que venham mais CONECTAS!
Confira mais algumas fotos:
Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação Foto: Divulgação