Bienal das Amazônias abre 2ª edição em Belém com 74 artistas da Pan-Amazônia

A segunda edição da Bienal das Amazônias foi inaugurada nesta quarta-feira (27) em Belém, reunindo obras de 74 artistas e coletivos de oito países da Pan-Amazônia e Caribe. Com o tema Verde-Distância – inspirado no romance do escritor paraense Benedicto Monteiro –, a exposição ocupa 8 mil m² no Centro Cultural Bienal das Amazônias (CCBA), no centro histórico da capital, e segue com entrada gratuita até 30 de novembro.

A curadora-chefe Manuela Moscoso destacou que a bienal busca “potencializar a capacidade de perceber o outro” por meio da arte. A programação inclui instalações, videoarte e obras que dialogam com espiritualidade e resistência cultural, incluindo uma homenagem ao artista acreano Roberto Evangelista (1947-2019), pioneiro da arte conceitual na Amazônia. O evento integra a Temporada Brasil-França 2025 e consolida Belém como epicentro das discussões artísticas sobre o bioma.

Foto: Fabiola Sinimbú/Agência Brasil