Operação ‘Pax Agrária’, em Anapu e Pacajá, prende três pessoas

A Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (Deca) de Altamira, localizada na Região de Integração Xingu, no oeste do Pará, lançou a Operação “Pax Agrária” para executar mandados de busca e apreensão, de prisão temporária e de prisão em flagrante contra três indivíduos, nos municípios de Anapu e Pacajá, ambos na mesma área, na quarta-feira (23).

O assassinato de Ronilson de Jesus Santos, que aconteceu no último dia 18 de abril, em Anapu, é o foco da Operação. De acordo com as investigações, o autor do delito tinha a intenção de adquirir toda a região do Vale do Pacuru, oferecendo como contrapartida dinheiro e parcelas de terra à vítima.

No entanto, após a negativa, o investigado iniciou ameaças verbais e ações envolvendo homens armados, com o objetivo de pressionar os ocupantes a deixarem os lotes. A Operação começou com buscas e diligências na casa do principal suspeito do crime, mas apenas a sua ex-esposa foi localizada.

Uma moto idêntica à utilizada no local do crime também foi confiscada na casa, juntamente com telefones celulares, laptops, câmeras de vigilância e capacetes. A ex-namorada do suspeito foi presa em flagrante por deter ilegalmente munição de uso limitado.

Os três detidos foram levados à delegacia para os trâmites necessários, permanecendo à disposição da justiça. Os itens confiscados passarão por perícia e análise. As investigações continuam com o propósito de elucidar todos os detalhes do caso e capturar o principal suspeito do delito.

Foto: PC