Aos 88 anos, o papa Francisco, uma voz dos necessitados que revolucionou a Igreja Católica, faleceu nesta terça-feira, 21. O cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano, anunciou a morte do papa. “Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, disse um comunicado do camerlengo.
O Bispo de Roma, Francisco, voltou para casa às 7h35 desta manhã. Toda a sua existência foi dedicada à dedicação ao Senhor e à Sua Igreja. Farrell prosseguiu: “Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”.
“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, concluiu a declaração. No início deste ano, o papa argentino enfrentou episódios de problemas respiratórios. Ele passou quase 40 dias hospitalizado no Hospital Gemelli e teve alta no dia 23 de março.
Depois, o papa foi diagnosticado com pneumonia nos dois pulmões, uma condição que pode causar inflamação e cicatrização nos órgãos, tornando a respiração mais difícil. A infecção do papa foi caracterizada como “complexa” pelo Vaticano, que esclareceu que foi provocada por dois ou mais microrganismos. Durante sua estadia no hospital, o papa exibiu variados estados de saúde, alternando períodos de piora com períodos de recuperação.
Foto: instagram @vaticannewspt