Foto: Divulgação
O coletivo CHIBÉ está com inscrições abertas até 15 de abril para o I Circuito Formativo Turístico e Cultural de Icoaraci, que capacitará jovens de 15 a 30 anos como guardiões do território. Os 10 selecionados serão divulgados no dia 20 de abril e participarão de oficinas nos dias 26 e 27, com vivências em educação ambiental, patrimonial e educomunicação.
A iniciativa marca o lançamento do projeto “Rota Ancestral”, que promoverá um percurso turístico-cultural inédito em maio, valorizando a memória e a ancestralidade de Icoaraci. Os participantes terão experiências em locais como a Cerâmica Família Santana e o espaço Na Casa do Artista, aprendendo com mestres como Auda Piani e Mestre Guilherme.
Segundo Tay Silva, gestora do projeto, a proposta é formar multiplicadores dos saberes tradicionais, fortalecendo a identidade amazônida. A Rota Ancestral, aberta ao público em maio, terá 30 vagas e visa impulsionar o ecoturismo comunitário.
O projeto é patrocinado pelo RE-FARM CRIA CORAÇÃO DA FLORESTA, da FARM RIO e Instituto Regatão. Inscrições pelo Instagram @__chibé.