Veículos abandonados são removidos das ruas de Belém durante operação

Através da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e da Guarda Municipal de Belém (GMB), a prefeitura de Belém deu início na quarta-feira (12) à Operação Carro Velho, destinada a remover veículos abandonados ou sem uso que ocupam espaços de estacionamento público na cidade.

No primeiro dia, 14 veículos foram removidos das ruas, iniciando a limpeza e a organização nas ruas da capital. O prefeito Igor Normando acompanhou a operação e comentou sobre a ação.

“São diversas questões envolvidas nessa operação, que vão desde a garantia do direito de ir e vir até a melhoria na mobilidade urbana, a criação de mais vagas de estacionamento rotativo e a desobstrução de frentes de residências ocupadas por veículos abandonados. No que diz respeito ao trânsito, adotaremos tolerância zero para solucionar esses problemas”, afirmou.

A iniciativa, que começou às 14h e terminou às 19h, é respaldada pela Lei 14.599 e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permitem a remoção de veículos em situação de abandono ou acidentes, mesmo sem a ocorrência de infrações correlatas. A lei estabelece que esses veículos, quando ocupam áreas públicas de maneira imprópria, podem ser removidos para assegurar a ordem urbana e a segurança no tráfego.

Foto: Raphael Macedo