Brasileiros que já escanearam suas íris em troca de R$ 600 em criptomoedas já são mais de 150 mil

Mais de 150 mil brasileiros já tiveram a íris escaneada em projeto de criador do ChatGPT, em apenas 2 meses de operação, afirmou a CBN. O projeto World, foi lançado em 2023 por Sam Altman, CEO da OpenAI, e Alex Blania.

O projeto busca criar uma “prova de humanidade” para diferenciar pessoas de inteligências artificiais. O projeto emite uma credencial digital chamada World ID, por meio de uma tecnologia chamada Orb, que escaneia a íris dos usuários. Em troca, os participantes recebem uma recompensa.

Essa troca é em worldcoins, criptomoeda nativa do World, avaliada atualmente em cerca de US$ 2 por unidade. Com destaque para economias emergentes, como a Argentina e, recentemente, o Brasil, o projeto já alcançou mais de 10 milhões de usuários globalmente.

O Brasil já conta com mais de 100 mil participantes em poucos meses. Embora a adesão expressiva, o World enfrenta críticas e proibições em alguns países, como Espanha e Portugal, devido a preocupações com privacidade e uso de dados biométricos.

Foto: divulgação