Na altura da cidade de Moju, no Baixo Tocantins, duas mil toneladas de minério foram apreendidas quando estavam sendo transportadas em uma balsa. A prisão ocorreu durante operação conjunta da Coordenação de Controle de Mercadorias em Trânsito da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) com o Grupamento Fluvial da Polícia Civil.
A mercadoria foi avaliada em R$ 1.050.000,00. A apreensão foi feita depois de 15 dias acompanhando o carregamento de manganês em um porto na região do Moju. A equipe da operação aguardou a movimentação da balsa de minério para fazer a abordagem.
Achando que estaria livre para sair com o minério irregular a balsa aproveitou a madrugada do feriado para tentar fazer o transporte, mas foi abordada próximo ao furo do Arapari. A carga de 2 mil toneladas iria para o Amapá, por onde supostamente seria exportada.
Como o contribuinte não possui regime de exportação, a operação não pode ser realizada. A mercadoria foi retida e foi lavrado Termo de Apreensão e Depósito (TAD) no valor de R$201.000,00.
Foto: Agência Pará