De acordo com cálculos do Dieese-PA, 80,5 mil turistas que vão estar na capital do Pará este ano para acompanhar o 231º Círio. Essa estimativa representa um aumento de aproximadamente 34% em relação ao número de turistas que estiveram em Belém no Círio de 2022.
A Norte da Amazônia Airports (NOA), que administra o Aeroporto Internacional de Belém desde 4 de setembro, informou que entre os dias 29/09 a 7/10 deste ano, período de 10 dias que antecede o Círio a previsão de movimentação de passageiros previstas no terminal é de 100 mil passageiros.
Há estimativa de desembarque de 52 mil pessoas e 779 operações de pouso e decolagens de aeronaves. Ainda segundo a concessionária, a previsão é que 389 aeronaves pousem no aeroporto de Belém, sendo que os destinos mais comuns são os aeroportos de Confins (MG), Guarulhos (SP), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Macapá (AP) e Recife (PE).
Os destinos internacionais mais comuns serão Lisboa, Fort Lauderdale (EUA), Paramaribo e Caiena. Levantamento da Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. (Sinart), que administra o Terminal Rodoviário de Belém, mostra a expectativa de circulação de passageiros durante o período do Círio de Nazaré.
Será de aproximadamente, 24.400 embarcados e 9.700 desembarcados, totalizando 34.100 passageiros circulando no terminal, o que representa um acréscimo de 50% em relação ao movimento de 2022. Os destinos mais procurados de dentro do Estado vindos pela malha terrestre são Mosqueiro, Bragança, Marudá, Vigia e Colares.
Os turistas que mais chegam de ônibus de fora do Estado vêm principalmente das cidades de São Luís (MA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). A estimativa é de que o gasto médio desses cerca de 80 mil turistas que visitarão Belém para o Círio de 2023 seja de aproximadamente U$ 30,6 milhões de dólares (cerca de R$ 150 milhões de acordo com a cotação atual).
Este montante representa um crescimento de aproximadamente 33,6% em relação ao montante deixado por turistas no Círio 2022.
Foto: Agência Belém