Prefeitura de Belém entrega UBS Fluvial para atender famílias ribeirinhas

A capital paraense passa a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) fluvial. Na segunda-feira, 17, como parte das comemorações dos 406 anos da cidade, a Prefeitura de Belém entregou a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Camillo Vianna.

A embarcação foi toda preparada para levar à população da região das ilhas de Belém atendimento em atenção básica à saúde, serviços odontológicos, vacinação, clínico geral, psicológico, exames PCCU (preventivo do câncer do colo do útero), exame de raio-x, rastreamento de doenças como tuberculose, hanseníase e HIV.

A unidade fluvial faz parte Projeto Rede Belém de Saúde nas Comunidades, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que além do atendimento médico realizará educação em saúde e abordagens comunitárias, deixando a atenção básica à  saúde mais digna e humanizada.

A UBS fluvial atenderá os ribeirinhos de diversas ilhas que cercam Belém, entre elas está o Combu e todas as 12 ilhas, chegando a atender também as que fazem limite com o município de Acará, assim como o Furo das Marinhas e ilhas do entorno do distrito de Mosqueiro, Cotijuba, Icoaraci e Outeiro.

Os moradores da Ilha do Combu celebram a chegada da UBS Fluvial. O presidente da Cooperativa de Barqueiros da Ilha do Combu, Mizael Rocha Rodrigues, 24, acompanhou a entrega da embarcação no terminal hidroviário Ruy Barata. Ele contou que a ilha nunca teve um atendimento desse antes.

Por Agência Belém

Foto: Mácio Ferreira/Agência Belém