Produção agrícola de Barcarena vai receber reforço técnico da Adepará

O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, assinou nesta quarta-feira, 17, um termo de cooperação técnica com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) para garantir capacitação técnica dos servidores do município que atuam no setor da agricultura local.

O convênio foi assinado pelo prefeito e pelo diretor da Adepará, Jamir Macedo. O secretário de Agricultura de Barcarena, Edson Cardoso, participou do ato. “O termo de cooperação nos permite a capacitação, esse preparo para que a gente possa ter essa condição de fazer a rastreabilidade e o controle sanitário dos produtos de origem vegetal e animal no município com apoio do estado”, disse Edson.

O secretário disse que “a dinâmica de produção da agricultura de Barcarena requer que a gente transforme ela numa matriz econômica, mas pra isso a gente precisa realmente identificar essa sanidade e dar qualidade ao produto, através da certificação dessa produção vegetal e animal” do município.

“Através deste termo de cooperação, vamos conseguir realizar ações em conjunto para o melhor desenvolvimento da produção de Barcarena, que tem uma produção expressiva de açaí, tem toda a simbologia da produção de abacaxi, e com isso vamos contribuir para alavancar cada vez mais esta produção”, garantiu Jamir Macedo, diretor-geral da Agência.

Renato disse que, com a cooperação, a Semagri será capacitada “para que amanhã a gente possa certificar os nossos produtos dentro do município”. Ao final do ato, Renato manifestou gratidão. “Queria agradecer ao diretor Jamir Macedo e ao governador Helder, pela grande parceria e carinho com o povo de Barcarena.”

Para o prefeito, a celebração de um convênio com a Adepará é importante para o crescimento do setor agrícola. “É um apoio técnico que vai ajudar a Secretaria de Agricultura do município, naquilo que nós buscamos, uma produção com qualidade, uma produção com segurança”, disse Renato.

Por prefeitura de Barcarena

Foto: prefeitura de Barcarena