Ver-O-Peso celebra 397 anos nesta quarta

Nesta quarta-feira, 27, o mercado do Ver-o-Peso completa 397 anos. Trata-se da maior feira a céu aberto da América Latina. Começou na Belle Epóque, auge da economia da borracha na Amazônia. O Mercado de Ferro, o Mercado de Carne, que integram o complexo arquitetônico, revelam a estética da época.

Paralelepípedos e trilhos de trem ainda podem ser visto, identificando que há 100 anos, o Ver-o-Peso já era um grande centro comercial urbano, diz o historiador, Marcio Neco. Em 1977, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o Ver-o-Peso como grande conjunto arquitetônico e paisagístico.

Assim, se tornou um dos pontos turísticos mais famosos e reconhecidos do Brasil, como também da América Latina. Atualmente, o Ver-o-Peso abrange um conjunto de estruturas que inclui a Feira do Ver-o-Peso, o Mercado de Ferro (Peixe), o Mercado Bolonha (carne), o Solar da Beira, a Pedra do Peixe e a Feira do Açaí.

O número total de permissionários registrados que trabalha nesses espaços é de 1.498, conforme cadastro da Secretaria Municipal de Economia (Secon), os quais estão distribuídos em 33 setores. Desse total de permissionários, 361 é formado por mulheres.

Foto: Agência Belém