Veja 6 maneiras de saber se seu celular foi hackeado

Segundo a Forbes, criminosos têm várias maneiras de assumir o controle ou roubar informações de um telefone. Todos aparelhos, do iPhone ao Android, são vulneráveis. Entre as técnicas mais comuns estão: enganar o usuário para clicar em um link malicioso e redes de Wi-Fi públicas falsas.

Outra técnica envolve uma troca de chips, na qual um atacante persuade o provedor de celular da vítima a transferir seu cartão SIM para um dispositivo sob seu controle; além de cabos USB ou carregadores infectados. Veja, portanto, 6 alertas:

1.Verifique a bateria do celular

    Um sintoma comum de que seu celular foi hackeado é uma bateria que descarrega rapidamente. Isso também pode fazer com que o telefone superaqueça.

    2. Revise sua conta telefônica

    Outro sinal de hackeamento do celular são contas mais altas do que o normal, já que seu telefone realiza atividades não autorizadas.

    3.Faça uma auditoria nos aplicativos do seu celular

    Se seu celular foi hackeado, novos aplicativos podem aparecer inesperadamente e aplicativos existentes podem demorar muito tempo para carregar.

    4.Reconheça notificações e configurações suspeitas

    Às vezes, notificações inesperadas, códigos de autenticação de dois fatores não solicitados ou pop-ups podem começar a aparecer, e configurações como permissões de câmera ou microfone podem mudar.

    5.Verifique suas contas

    O maior sinal de alerta de todos é se encontrar inesperadamente bloqueado do seu próprio ID Apple ou conta do Google.

    6.Execute software antivírus


    Instalar e executar um pacote de software de segurança respeitável deve revelar com certeza se um telefone foi realmente hackeado. Existem alguns aplicativos populares disponíveis:

    Bitdefender
    Norton
    Kaspersky
    AVG
    McAfee

    Foto: reprodução