Vacinação contra a Covid-19 no Pará completa um ano

A técnica de enfermagem, Shirley Maia, 39 anos, começaria mais um dia de trabalho no Hospital de Campanha de Belém, instalado no Hangar – Centro de Convenções, um dos maiores centros de tratamento da Covid-19 no Brasil, quando recebeu a notícia mais esperada dos últimos meses: seria vacinada contra o coronavírus. E mais, seria a primeira vacinada do Estado.  

“Foi um momento de muita alegria, muito esperado, não só por mim, mas por todos os colegas. Senti uma mistura de emoção, felicidade, nervosismo, responsabilidade. Eu considero um verdadeiro privilégio. Se fosse hoje, depois de um ano, faria tudo de novo e se houver uma quarta, quinta ou sexta dose, tomarei com certeza. Me sinto bem mais segura, porque me sinto protegida e protejo a todos. Um ano depois, fortalecemos a certeza de que a vacina salva vidas”, assegura a técnica. 

No dia 19 de janeiro de 2021, foi aplicada a 1ª dose contra a Covid-19 no estado do Pará. Na noite da véspera, chegou o primeiro lote de vacinas na capital, com 173.240 mil doses, que foram destinadas aos profissionais em saúde que atuavam na linha de frente no combate à doença, idosos que viviam em instituições de longa permanência e população indígena. 

Por Agência Pará

Foto:  Jader Paes / Ag. Pará