usina de juruti

Foto: Agência Pará

Chegou ao município de Juruti, no Oeste do Pará, na tarde do sábado, 20, a usina de oxigênio que vai abastecer o Hospital 9 de Abril na Providência de Deus. Um dos três hospitais de referência para o tratamento da doença na região, o “9 de Abril” conta com 25 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19.

Sendo destes 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 15 leitos clínicos. A previsão é que o equipamento entre em operação nos próximos dias. Funcionários da própria Alcoa trabalham na fundação e instalação.

Quando estiver em pleno funcionamento, a usina será capaz de produzir em torno de 20 metros cúbicos de oxigênio por hora, o que representa uma média de 50 cilindros de oxigênio. Adquirida pela mineradora Alcoa Juruti, a usina resulta da parceria com o governo do Estado, Prefeitura de Juruti e Ministério Público.

É mais uma estratégia de combate à pandemia de Covid-19 no Oeste do Pará, que vive a segunda onda de contágio da doença. Para que a usina chegasse a Juruti foi necessária uma logística rodoviária, aérea e fluvial. Primeiramente, o equipamento saiu do interior de São Paulo por estrada até o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

De lá, foi transportado de avião até Manaus (AM). O último trecho foi feito por uma embarcação, que saiu na última sexta-feira, 19, da capital amazonense, chegando a Juruti no início da tarde deste sábado.