Angelina Jolie, famosa pelo seu engajamento humanitário com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), fez uma visita ao Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul, situado entre as cidades de Jacareacanga e Novo Progresso, no sudoeste do Pará. Jolie ficou alojada em uma das pousadas localizadas na Unidade de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio).
Esta unidade de conservação opera sob rigorosos padrões ambientais, possibilitando a execução de atividades de ecoturismo voltadas para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. A visita ocorreu discretamente, porém ganhou destaque ao congregar personalidades proeminentes da causa ambiental e do universo artístico.
A visita também teve a participação do cacique Raoni Metuktire, proeminente líder indígena da etnia caiapó, e do cantor e compositor Perry Farrell, idealizador do festival Lollapalooza e líder da banda Jane’s Addiction. A reunião simbólica no centro da Amazônia evidenciou a necessidade urgente de proteger a floresta e as comunidades indígenas.
O Refúgio de Vida Silvestre Rios São Benedito e Azul, estabelecido pelo Decreto no 1.944, de 21 de outubro de 2021, foi a 27a Unidade de Conservação estadual estabelecida no Pará e a primeira sob a administração do governador Helder Barbalho. A zona de proteção cobre uma área de 30.032 hectares, situada entre as cidades de Jacareacanga e Novo progresso.
A principal meta é assegurar a preservação da fauna, flora, nascentes e cenários naturais, além de atuar como um obstáculo estratégico ao desmatamento proveniente do Mato Grosso, particularmente na região conhecida como arco do desmatamento.
É importante salientar que a presença de Angelina Jolie e outras personalidades engajadas em questões ambientais reforça a forma como as pousadas da região operam, autorizadas a funcionar de acordo com as regulamentações ambientais. Esses negócios são essenciais para o crescimento da economia local e operam em alinhamento com as metas da (UC), que incluem o fomento à educação ambiental e o incentivo à investigação científica.
Foto: Instituto Raoni