Ufopa inicia construção de campus em Rurópolis com recursos do Novo PAC

Obra orçada em R$ 18 milhões promete transformar o sudoeste paraense com oferta de seis cursos superiores; primeiras turmas de Agronomia e Letras começam em agosto

Com cerimônia oficial realizada nesta segunda-feira (16), a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) deu início às obras de seu novo campus em Rurópolis, município estratégico no eixo da BR-163. Financiado pelo Novo PAC com investimento de R$ 18 milhões, o projeto tem previsão de conclusão em 24 meses, mas já neste segundo semestre de 2025 oferecerá os primeiros cursos – Agronomia (40 vagas) e Letras (50 vagas) – em instalações provisórias. A reitora Aldenize Xavier destacou que o campus definitivo abrigará seis cursos, impulsionando o desenvolvimento regional.

Presente no evento, Juscelino Silva, diretor do MEC, enfatizou o alinhamento da obra com a política de interiorização do ensino superior: “Esta é uma ação transformadora que conecta Rurópolis ao sistema federal de educação”. Enquanto as obras avançam, a Ufopa mantém inscrições abertas até 20 de junho para seu Processo Seletivo Regular, que reserva 50% das vagas para cotistas. A iniciativa consolida a expansão da universidade na região, seguindo a rota de crescimento impulsionada pelos investimentos em infraestrutura logística no coração da Amazônia.

Foto: Reprodução