Foto: Reprodução/ABC News
O ex-presidente dos EUA Donald Trump afirmou à NBC neste domingo (30) que há “métodos” para buscar um terceiro mandato, apesar da Constituição americana limitar o cargo a dois. “Não estou brincando”, disse o republicano de 78 anos, que já havia feito menções anteriores ao tema, mas desta vez citou estratégias concretas.
Trump, que iniciou um segundo mandato em janeiro com uma série de decretos e parcerias controversas, declarou que “muita gente” apoia a ideia, mas evitou detalhes. Questionado sobre um possível esquema em que o vice J.D. Vance assumiria a presidência e depois renunciaria em seu favor, respondeu: “Esse é um [método], há outros”.
A mudança constitucional exigiria aprovação de dois terços do Congresso ou dos estados — barreira considerada improvável, dado o atual cenário político. Apesar disso, Trump afirmou que já analisou planos para viabilizar a reeleição.
Historicamente, nenhum presidente conseguiu um terceiro mandato após a emenda que o proíbe, em 1951. Especialistas veem as declarações como uma tentativa de reforçar sua influência na base eleitoral.
(Com informações da NBC News)