A Justiça Eleitoral paraense lançou a mais nova ferramenta para tirar as principais dúvidas sobre regularização eleitoral e os demais serviços ofertados à população é a assistente virtual chatbot “Bertha”.
O nome foi escolha do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, inspirado na zoóloga, educadora e ativista feminista Bertha Lutz.
Ela se destacou na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras, em especial na aprovação da legislação que garantiu o direito às mulheres de votar e de serem votadas.
Para utilizar a Bertha, basta enviar mensagens de texto no aplicativo WhatsApp para o número (91) 3346-8000 e receber no celular a lista com as principais opções de serviços.
Haverá informações sobre título eleitoral e a emissão de certidões, até filiação e desfiliação partidária, acessibilidade, urna eletrônica, a segurança do processo eleitoral e o contato com a Ouvidoria Judicial Eleitoral, que é a seção responsável pelo serviço.
Caso a pessoa não encontre a informação desejada entre as opções enumeradas na conversa, também existe a possibilidade de falar por telefone com atendente humana (o).
Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral já utiliza o serviço de chatbot como tira-dúvidas e para facilitar a identificação de notícias falsas divulgadas na internet.
Foto: reprodução