Foto: G1 Santarém/Arquivo
De acordo com o decreto de enfrentamento à Covid-19 em vigor em Belterra, no oeste do Pará, as pessoas devem continuar obedecendo ao toque de recolher no horário das 21h às 5h, sendo que a partir das 22h fica terminantemente proibida a circulação de pessoas, exceto quando o deslocamento for necessário ao acesso a serviços essenciais, comprovada a necessidade ou urgência.
O Decreto n° 80, de 16 de abril, leva em consideração a permanência do estado de emergência no Município; o acréscimo de casos da doença nos municípios da região; a superlotação dos leitos hospitalares que recebem pessoas infectadas pelo novo coronavírus; o aumento de casos no âmbito nacional e os efeitos positivos do toque de recolher e demais medidas adotadas, no que se refere ao distanciamento social e redução de circulação de pessoas.
Ainda segundo o documento, permanece mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial para circulação em espaços públicos e privados, sobre a adoção de medidas de assepsia de locais abertos ao público.
O boletim publicado nas redes sociais da Prefeitura mostra que no município já são 1.330 casos confirmados da doença (1.116 pacientes recuperados, 27 mortes, 175 pacientes em tratamento domiciliar e 12 pessoas hospitalizadas). Atualmente, o Hospital Municipal de Belterra possui 15 leitos para tratamento contra a Covid-19, destes sete leitos estão ocupados.