Foto: Marcio Santiago/Ascom Segup
A obra da terceira Base Fluvial Integrada da Segurança Pública, denominada Baixo Tocantins, está com 65% dos serviços concluídos. Em breve, o governo do Estado fortalecerá as ações da segurança pública na malha fluvial da Região de Integração Baixo Tocantins.
A Base está sendo construída em um estaleiro, no distrito de Icoaraci, pertencente a Belém, e será instalada no Furo do Capim, zona rural do município de Abaetetuba. A obra é executada por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), representando um investimento de aproximadamente R$10 milhões.
O titular da Segup, Ualame Machado, reforça a importância dos investimentos em estratégias de segurança para a extensa malha fluvial do Pará.
O secretário informa que “já atingimos 65% de construção da nova base fluvial integrada ‘Baixo Tocantins’, que ficará próximo aos municípios de Abaetetuba e Barcarena, para que a gente possa reforçar não só a entrada do Rio Tocantins, mas também a proximidade com Vila do Conde. Essa é uma estratégia que vem dando certo no Marajó, com a Base Antônio Lemos, e no Baixo Amazonas, com a Base Candiru. Agora, a terceira base, fechando a estratégia de fiscalizar nossos rios com a Base Baixo Tocantins. É mais uma entrega do governo do Estado que fortalecerá não só a fiscalização, mas principalmente o combate ao tráfico de drogas, tráfico de armas e ilícitos por toda a região”.
O investimento visa fortalecer as estratégias de segurança e fiscalização na região, garantindo mais tranquilidade aos ribeirinhos que residem na área e a todos que utilizam a malha fluvial em transporte de passageiros e cargas. A Base também reforçará o combate à criminalidade em rotas utilizadas por grupos criminosos.
*Fase final* – A obra atingiu a etapa de ajustes no flutuante principal e nos flutuantes intermediários que auxiliarão a sustentação na área fluvial, além das passarelas articuladas que darão acesso à Base para pessoas e embarcações. Esses serviços são necessários para que a estrutura possa receber a pintura, o acabamento interno, revestimento e instalação das redes de água, esgoto e elétrica.
Outra frente de serviço está no Furo do Capim, com a construção de um porto com terminal de acesso. A estrutura da nova Base Integrada inclui área de recepção, sala para registro de ocorrências, escritórios para reuniões de equipes, dormitórios, banheiros, cozinha e sala de monitoramento, além de duas celas temporárias e flutuantes intermediários.