Tem início a ativação da infovia de fibra ótica que conecta Belém a Macapá

O Ministério das Comunicações iniciou os testes para ativação da Infovia 03, que conecta Belém (PA) a Macapá (AP) com fibra ótica. Nesta etapa, o trabalho consiste em preparar toda a infraestrutura para a ativação do sistema de transmissão, também chamado de “iluminação dos cabos”, permitindo o tráfego de dados.

Além disso, estão sendo viabilizadas as redes metropolitanas, que levam os fios até prédios públicos como hospitais e escolas, por exemplo. A previsão é que essa etapa seja concluída até o final do mês. Após 19 dias, terminaram no sábado, 30/3, os trabalhos de instalação dos mais de 600 km de fios no leito de rios amazônicos.

Eles interligam as duas capitais e passando por duas cidades da Ilha do Marajó: Curralinho e Breves. Numa segunda etapa, serão interligados os municípios de Ponta de Pedras e Afuá, também no Pará.

A previsão inicial era de que a instalação durasse 26 dias, mas foi antecipada por causa boas condições de navegação. A plataforma, com 70 profissionais embarcados, saiu de Belém no dia 12 de março e chegou na capital amapaense no sábado.

No dia 11, houve a cerimônia de início das atividades, que contou com a presença dos ministros das Comunicações, Juscelino Filho; do Turismo, Celso Sabino; e das Cidades, Jader Barbalho Filho. O investimento é de R$ 98 milhões. Os cabos de fibra ótica vão beneficiar mais de 2,5 milhões de habitantes.

A previsão inicial é levar internet a 38 escolas, cinco unidades de saúde, três fóruns de Justiça, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa. Durante os 19 dias, os cabos foram lançados quase que de forma ininterrupta, com paradas previstas apenas nas cidades onde os fios vão chegar. Os trabalhos ocorreram, inclusive, durante as noites e as madrugadas.

Foto: Pablo Le Roy/MCom