STF envia a Lula lista tríplice feminina para vaga no TSE em busca de paridade de gênero

Presidente deverá escolher entre três advogadas para compor tribunal eleitoral, que também receberá lista masculina para outra vaga

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta terça-feira (28) o envio de duas listas tríplices ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as vagas de advogados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): uma composta exclusivamente por mulheres (Cristina Maria Gama Neves da Silva, Estela Aranha e Vera Lúcia Santana Araújo) e outra apenas por homens (André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo Marques, atuais titulares, mais um terceiro nome). A medida busca garantir representatividade feminina no tribunal que organizará as eleições presidenciais de 2026, quando a ministra Cármen Lúcia deixará a presidência do TSE após completar seu mandato.

Durante a sessão, Cármen Lúcia destacou a importância da lista feminina para combater a desigualdade de gênero no Judiciário: “Demorará pelo menos uma década e meia para termos outra mulher presidindo o TSE”, afirmou. Atualmente, o tribunal tem apenas duas mulheres entre seus sete membros (a própria Cármen Lúcia e a ministra Maria Isabel Galotti). A Constituição determina que o presidente da República escolha os representantes da advocacia no TSE entre os nomes indicados pelo STF. A decisão ocorre em um contexto de reforço à participação feminina em cargos de alto escalão no país.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil