Soure sedia III Festival Gastronômico Sabores do Marajó neste fim de semana

Foto: Carlos Borges – Imagem produzida antes da pandemia, em Edição anterior do festival

Evento promovido pelo Sebrae no Pará, em parceria com a prefeitura municipal, visa destacar a culinária marajoara e criar oportunidades de negócios aos empreendedores do segmento de alimentação

A terceira edição do Festival Gastronômico Sabores do Marajó é realizada neste fim de semana, em Soure. O evento, que é promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, em parceria com a prefeitura municipal, visa divulgar a culinária marajoara e criar oportunidades de negócios aos empreendedores do segmento de alimentação.

O evento ocorre dentro da programação do Festival do Cavalo Marajoara, realizado pela prefeitura no campo de Fomento de Soure (mais conhecido como Monta), aberto das 10h às 22h, com várias opções de iguarias a serem experimentadas pelo público visitante, preparadas por 20 empreendedores de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari atendidos pelo Sebrae.

O público também poderá acompanhar o preparo de 20 receitas na Cozinha Show, onde ocorrerão aulas práticas ministradas por chefs da região, como o Jorge Chaves, que participa do evento desde a primeira edição.

Dono de um quiosque no trapiche de Soure, Jorge se diferencia pela habilidade de preparar um cardápio variado de tapiocas com ingredientes diversificados e regionais. Há sete anos no mercado, inicialmente Jorge preparava apenas receitas mais tradicionais, mas, com o apoio do Sebrae, foi diversificando o mix de produtos e conta com mais de 40 sabores, atualmente.

“Em 2019, o Festival me trouxe um retorno muito bom. Por isso, minhas expectativas para este ano são ótimas”, declara Jorge, que vai preparar uma Sushioca na Cozinha Show, receita que tem como principais ingredientes o queijo e o chouriço do Marajó. Ela é empanada, frita e cortada em rodelas, como o sushi, daí vem o nome da iguaria.

O gerente do Sebrae na região dos Campos do Marajó, Roger Maia, destaca a importância do Festival. “Temos conseguido bons resultados, o que é importante para quem empreende nesse segmento, em especial nesse momento que vivemos, de retomada das atividades depois da flexibilização no funcionamento dos estabelecimentos e na realização de eventos, mas, claro, com todos os cuidados, pois ainda não estamos livres da pandemia da Covid-19”, destaca o gerente, lembrando que o Sebrae vai adotar as medidas sanitárias de prevenção à doença durante todo o evento, como obrigatoriedade do uso de máscaras e oferta de álcool em gel para a higiene constante das mãos de visitantes, empreendedores e equipes de trabalho.

Artesanato
O Festival também reunirá 20 artesãos de Soure e Salvaterra, que produzem peças com temáticas marajoaras, explorando a cultura, a fauna e a flora da ilha, além da tradicional cerâmica marajoara e artes manuais, como acessórios feitos em argila e couro de búfalo.

Livro
As receitas que serão preparadas na Cozinha Show do III Festival Gastronômico Sabores do Marajó irão compor, junto com mais 80, um livro sobre a culinária marajoara, que será lançado em 2022.

Foto: Divulgação