Em 20222, mais de 938 mil turistas visitaram o Pará no ano passado, gerando mais de R$ 662 milhões em divisas para a economia do Estado. Os números foram apresentados durante a divulgação do Balanço Econômico do Turismo no Pará, como parte da programação da 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), no Hangar – Convenções e Feiras.
O levantamento é resultado de um trabalho de pesquisa feito em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos (Dieese-Pa). Do total de 938 mil turistas, 900 mil foram turistas nacionais e 38 mil turistas internacionais.
O estudo também levou em consideração o mercado de trabalho formal no estado do Pará, o que engloba setores ligados ao Turismo como transportes, auxiliares do transporte, alojamento ou hospedagem (Hotéis e similares).
Também alimentação (restaurantes, bares, lanchonetes e outros), aluguel de transporte, agência de viagens, cultura e lazer. Para o ano de 2023, o Estado do Pará espera receber 1,044 milhão de turistas, sendo 990 mil brasileiros e 54 mil estrangeiros, ou seja, uma variação de 10% do volume de turistas nacionais e de 39,9% do volume dos turistas internacionais, tomando como base o ano de 2022.
Em termos de receita, a meta do turismo paraense é que sejam gerados R$ 750 milhões, isto é, uma variação de 13,3% da receita em reais.
Foto: Tássia Barros – Agência Belém