Foto: João Gomes/Comus
O bandeiramento verde autorizado pelo Governo do Estado para a região metropolitana de Belém libera diversas atividades, dentre elas, os eventos. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) divulgou uma nota no final desta semana com orientações para eventos de grande porte.
Dentre as medidas está a lotação de 20% de público considerando a capacidade do local, com lotação total de até 300 pessoas, e a apresentação da carteira de vacinação registrando as duas doses da vacina (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou uma dose no caso da Janssen, o que vale para convidados, organização, imprensa e colaboradores. A mesma orientação vale para eventos em estádios, ginásios, templos, igrejas ou locais com capacidade de público superior a 1.500 pessoas.
“Estamos orientando também aos promotores destes eventos que nos enviem, com até sete dias de antecedência, um plano de fluxo de entrada, permanência e saída dos convidados, que garanta o cumprimento das regras de distanciamento social e de saúde pública. E uma lista de convidados, que deve ser enviada, com até sete dias de antecedência, com os nomes completos, CPF, endereços e telefones de contato de colaboradores e convidados para que sejam monitorados por um período mínimo de 15 dias”, diz o diretor de vigilância à saúde da Sesma, Cláudio Salgado.
As medidas protetivas também continuam valendo, como manter o distanciamento de 1,5m, uso obrigatório de máscara durante todo o evento, disponibilização de álcool em gel e álcool 70%, e estruturas de controle de acesso para aferir a temperatura corporal dos convidados.
A Secretaria orienta, ainda, que todos os colaboradores utilizem Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante todo o período de atividade e que não seja permitido o uso de equipamentos de uso coletivo, como bebedouros com acionamento manual.
O secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, destaca que apesar das evidentes melhoras dos indicadores sobre a situação epidemiológica da Covid-19 em Belém e da continuidade da campanha de vacinação, que já ultrapassou a marca de um milhão e duzentas mil doses aplicadas, essas recomendações são necessárias nesse processo de flexibilização das atividades.
Os dados para a realização de eventos, como o plano de fluxo e a lista de convidados, devem ser encaminhados por meio de ofício para o Departamento de Vigilância à Saúde da Sesma pelo e-mail [email protected].