Foto: Divulgação
Visando contribuir com o desenvolvimento educacional de São Sebastião de Boa Vista (SSBV), no Marajó, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), por meio do SENAI Pará e SESI Pará, em parceria com a prefeitura local, está implementando no município a Nova Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA Pro). Nessa modalidade de ensino, o aluno conclui a educação básica e, ao mesmo tempo, aprende uma profissão. A cerimônia da aula inaugural será realizada nesta quinta-feira (13/04), às 16h, no Auditório do Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) de São Sebastião da Boa Vista.
Inicialmente, 84 alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 18 e 62 anos, serão contemplados pela EJA Pro. Por meio dessa metodologia educacional, enquanto terminam seus estudos regulares, os estudantes terão a oportunidade de fazer os cursos profissionalizantes ministrados pelo SENAI. No caso de São Sebastião da Boa Vista, as capacitações serão nas áreas de Assistente Administrativo e de Instalador e Reparador em Redes de Computadores.
A expectativa, com essas ações de fortalecimento do ensino regular e profissionalizante, é que o município melhore seus índices escolares e potencialize a geração de emprego e renda na região do Marajó. “Nosso objetivo, primeiramente, é melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem em São Sebastião da Boa Vista e sabemos que a realidade de um município só pode ser transformada por meio de uma educação de qualidade. Quando encontramos pessoas interessadas com essa transformação e alinhadas com nosso modo de ver a educação, não medimos esforços para contribuir”, destaca o diretor do SENAI Pará e Superintendente do SESI Pará, Dário Lemos.
A Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante (EJA Pro) tem duração de um ano e quatro meses e vai atender alunos do centro de São Sebastião da Boa Vista e das zonas rurais: Ilha Caeté – Furo Flexal; Ilha Chaves; Furo Coqueiro – Ilha Conceição; Rio Pacujuta; Vila São Francisco do Jararaca e Rio Pacujuta).