Servidores da SEAP são aprovados para curso superior de segurança pública no IESP

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP) divulgou, na última semana, o resultado preliminar dos candidatos classificados no processo seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública. No total, nove servidores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará (SEAP) foram aprovados. Estavam aptos a concorrer ao processo seletivo todo e qualquer servidor público ou militar estadual que seja integrante das instituições estaduais que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SIEDS), e que não possua formação prévia em nenhum curso superior.

O SIEDS é composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Guardas Municipais e Órgãos de Trânsito Municipais.

O edital do processo seletivo, que foi divulgado no dia 24 de janeiro deste ano, ofertou 250 vagas, com as provas realizadas no dia 19 de fevereiro. Com duração prevista de 2 a 3 anos, o curso superior será realizado na modalidade de Ensino à Distância (EAD), com aulas onlines disponibilizadas na plataforma virtual de ensino do IESP e com eventuais atividades presenciais realizadas no Pólo de Marituba do Instituto.

Hélio Rubens Barroso, servidor do Presídio Estadual Metropolitano II (PEM II), em Marituba e que foi aprovado no certame com 900 pontos, conta que tem grandes expectativas em relação às oportunidades profissionais que irão se abrir com a realização de um curso superior em uma área que sempre sonhou. “Sempre atuei na área de segurança. Tenho 24 anos dedicados à segurança privada, e tenho certeza que sempre fui bem sucedido nessa etapa da vida, pois em todos os empregos que tive, fui promovido e exerci cargos de liderança. Quero agregar essa oportunidade junto à minha vida profissional, para futuramente buscar melhores oportunidades de trabalho dentro desta área que tanto gosto”, contou, animado.

Os servidores da SEAP que foram classificados irão ingressar nas turmas do primeiro semestre letivo de 2022, com aulas previstas para iniciarem no próximo dia 04 de abril deste ano. Para concorrer às vagas, além de não possuírem nenhuma formação prévia em ensino superior, os servidores de segurança pública deveriam possuir no mínimo 02 (dois) anos de tempo de serviço e serem concursados. 

A carga horária total das disciplinas do curso é composta por 1.720 horas/aula, das quais 100 horas da malha curricular devem ser destinadas exclusivamente para atividades presenciais, como palestras, atividades complementares, orientações de TCCs e afins. A homologação do resultado final definitivo será divulgado no dia 24 de março e o período de matrículas ocorrerá no período de 28 a 30 de março.

Por Seap

Foto: Seap