Em Belém do Pará, o ano inicia com uma comemoração: o aniversário da cidade no dia 12 de janeiro. Em 2024, o GEDAI-CNPq, Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas, liderado pela Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves, reservou para este dia o lançamento de um documentário que vai contribuir com perspectivas plurais sobre a formação da capital paraense, especialmente sob a perspectiva da pluralidade étnica.
“EtniCidades Amazônicas: o bairro da Terra Firme em Belém” será lançado no dia 12 de janeiro, às 18h, no Curral Cultural Boi Marronzinho, na Terra Firme. O documentário dirigido por Ivânia Neves, Camille Nascimento e Letícia de Sousa, é um dos produtos do projeto “Etnicidades Afro-Amazônicas, Danças, Narrativas e Identidades na Terra Firme”, financiado por Emenda Parlamentar proposta pela deputada federal Vivi Reis e pela Capes.
O objetivo deste audiovisual é apresentar o bairro da Terra Firme e suas memórias ancestrais, a partir da experiência de sujeitas e sujeitos que vivem o bairro, e compreender a sua formação, seus problemas sociais e sua dinâmica dentro da capital paraense.
O documentário reuniu uma série de depoimentos de pesquisadores, professores, artistas e moradores para falar sobre diferentes aspectos da Terra Firme, entre eles Lília Melo, Aiala Colares, Joelcio Santos e Shaira Mana Josy. Dividido em 04 blocos, o primeiro explica a definição de etniCidade e como as ancestralidades indígenas e africanas são apagadas da história do bairro.
Integra este primeiro bloco um videoarte, fruto do registro de uma oficina ministrada a crianças da Terra Firme, pela rapper e produtora cultural Shaira Mana Josy. A oficina teve como proposta inserir as crianças na formação histórica e cultural do bairro, enaltecendo a ancestralidade africana e indígena. “Um canto a Maíra” apresenta as crianças falando sobre o território Mairi, a área que conhecemos como Belém, que um dia foi território de sociedades indígenas.
Serviço:
Lançamento do Documentário “EtniCidades Amazônicas: o bairro da Terra Firme em Belém”
Data: 12 de janeiro de 2024, às 18h.
Local: Curral Cultural Boi Marronzinho. Endereço: Passagem Brasília, 170. Terra Firme.
Texto: Camille Nascimento
Imagens: Divulgação/GEDAI UFPA