Seminário de consulta de educação escolar indígena abre a Semana dos Povos Indígenas

A programação da “Semana dos Povos Indígenas: Aldeando a COP 30” foi iniciada na segunda-feira (14) pelo Governo do Pará, através da Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Sepi). A programação do evento é totalmente gratuita e aberta ao público, começando às 9h.

As comitivas indígenas, compostas por adultos, anciãos, jovens, crianças e mulheres de várias etnias do Pará, adentraram o Hangar – Centro de Feiras e Convenções da Amazônia, onde foram recebidas pela secretária Puyr Tembé, responsável pela Sepi.

Depois do início oficial da programação, estavam presentes lideranças indígenas, representantes da educação escolar indígena, a Secretaria de Educação do Pará (Seduc), a Federação dos Povos Indígenas do Pará (Fepipa) e a Defensoria Pública do Estado (DPE). Ceiça Pitaguary, secretária nacional de Gestão Ambiental e Territorial Indígena do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), parabenizou a organização da segunda Semana dos Povos Indígenas do Pará durante o evento.

Depois da apresentação, teve início a II Feira de Arte Indígena e, em seguida, o Seminário sobre Educação Escolar Indígena no Pará, que enfatizou as consultas já realizadas em territórios indígenas no estado.

A legislação inédita no Pará atenderá a todas as solicitações feitas pelos indígenas das oito etno-regiões do estado e, após as consultas com as lideranças, será apresentada na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

Foto: Igor Mota / Agência Pará