A partir de 15 de julho, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan) recebe as exposições ‘Entre o vermelho, azul e o lilás’, na sala Valdir Sarubbi e no Laboratório das Artes; e ‘Suaves brutalidades’, com obras do artista Henrique Montagne, na sala Gratuliano Bibas. A ação é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e estará aberta ao público até 30 de agosto.
Uma novidade da mostra será a disponibilidade de conteúdos complementares sobre as obras, que serão fornecidos via QR Code para os visitantes. De acordo com a curadora e diretora da Cojan, Sanchris Santos, a mostra ‘Entre o vermelho, azul e o lilás’ terá 27 obras do acervo da Cojan e inclui peças de artistas como Adir Sodré de Souza, Augusto Herkenhoff, Sérgio Niculitcheff, Paulo Climachuska, Giovanna Martins, Cláudia Leão, entre outros, além de vídeos de Pnk Sabbth, com direção do Paulo Evander.
Já a exposição “Suaves brutalidades” trará 30 peças de Henrique Montagne. “Na composição formal, as cores vermelho, azul e lilás se atravessam em predomínio às obras, metaforizando o corpo e seus afetos, com ênfase na diversidade, no respeito às diferenças. Há um diálogo entre as peças do acervo do Estado e as de ‘Suaves Brutalidades’, do artista Henrique Montagne, com os vídeos de Pnk Sabbth, reforçando o conteúdo e a discussão sobre a plasticidade e os avanços tecnológicos e socioculturais, mas também a capitalização e coisificação do corpo”, pontua Sanchris.
O curador Nando Lima, membro da Coordenação de Curadoria e Montagem do Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), conta como foi feita a seleção das peças. “O ponto de partida foi o trabalho do Henrique Montagne. Fizemos uma busca no nosso acervo com a premissa de encontrar obras que dialogassem com essa questão do corpo sem gênero ou do corpo como intergêneros e como isso poderia ser traduzido. O que vamos apresentar na sala Valdir Sarubbi são obras do final dos anos 1980 e início dos anos 1990”, informa o curador.
SERVIÇO
Exposições ‘Entre o vermelho, azul e o lilás’ e ‘Suaves brutalidades’
Período: 15/07 a 30/08
Horário: terça a domingo, das 9h às 17h
Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Por Agência Pará
Foto: Ascom/Secult