Com o objetivo de ajudar empreendedores a encontrar os melhores caminhos para conseguir investimentos nas diferentes fases de uma startup, o Sebrae apresentou, nesta quarta-feira (6), o painel “Desafios no processo de captação de investimentos” no Bossa Summit, evento realizado pela Bossanova para promover negócios entre startups e investidores, na Arca, em São Paulo.
Moderado pelo gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Caetano Minchillo, o painel contou com a presença do CEO da startup paranaense Icertus, Fábio Ieger, que participou do primeiro Ciclo do Capital Empreendedor – e já recebeu investimentos – e do responsável pela condução do projeto pelo Sebrae no Paraná, Elizandro Ferreira.
O primeiro passo de qualquer startup para ter sucesso na busca por recursos é participar de um programa de aceleração para receber mentoria e entender com profundidade o próprio negócio, indicou Ieger, da Icertus. “O mais importante para qualquer startup dar certo não é apenas ter uma grande ideia. Ela precisa conhecer a dor do seu cliente, com pesquisa e sem achismos”, enfatizou.
Para Elizandro Ferreira, o primeiro capital investido deve ser do próprio empreendedor. “A busca por investimento externo só deve acontecer quando todas as possibilidades na expansão da empresa tiverem se esgotado. O objetivo de conseguir capital de investidores sempre tem que ser para fazer com o que o empreendimento cresça.”
Por outro lado, Ieger explicou que isso não significa que o relacionamento com investidores deve começar apenas quando a startup estiver pronta para receber aporte. Segundo ele, é fundamental participar de eventos e programas que ajudem a construir networking, saber identificar os investidores certos para o negócio e manter com eles um relacionamento sólido e transparente, enviando, regularmente, relatórios sobre os avanços da startup. “Dessa forma, quando chegar a hora de apresentar o plano de investimentos, o investidor vai conhecer a história da empresa e não vai ter apenas a visão de um único momento”, afirmou.
Por Sebrae
Foto: Divulgação/Sebrae SP