A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Coordenadoria de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS/DGP), abraça a campanha ‘Janeiro Branco – Saúde Mental e Paz Social’, que proporciona informações para conscientizar servidores e autoridades estaduais sobre as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, contribuindo para reflexão e diminuição do preconceito em relação ao tema. A campanha também reforça a importância de se ter estratégias para implementação de políticas públicas, a fim de proporcionar condições para a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O mês de janeiro foi escolhido para a campanha por representar, de maneira geral, um mês de recomeço. Neste momento, em que se faz uma reflexão sobre o ano que passou e traça metas para o ano que se inicia, a campanha assume o papel de alertar sobre a necessidade de se começar um novo ciclo, priorizando os cuidados com a saúde mental. A ação está sendo realizada durante todo o mês, com atividades de panfletagem e orientações na Sede da Seap e nas unidades.
Para a coordenadora interina da CAVS, Alessandra Guerra, o cuidado com a saúde mental é de extrema importância para o desenvolvimento da capacidade de realizar ajustes necessários para lidar com emoções positivas e negativas. “Investir em estratégias que possibilitem o equilíbrio das funções mentais é essencial para um convívio social mais saudável” frisa.
A Seap atua no atendimento à saúde mental do servidor por meio de ações promovidas no âmbito do Programa de Assistência e Valorização do Servidor, que compreendem o apoio psicológico, social, ambulatorial e nutricional; palestras com orientações para evitar o esgotamento mental; e o Contato Virtual, uma alternativa para evitar que o distanciamento social cause danos emocionais e motivacionais aos colaboradores em razão da pandemia.
Os cuidados com a saúde mental são fundamentais para as instituições, visto que esses cuidados com os colaboradores têm impacto positivo direto nos resultados obtidos no trabalho. O investimento na prevenção de doenças que afetam a mente garante motivação e qualidade de vida.
Por Seap
Foto: Seap