Nenhum óbito de pessoa privada de liberdade por covid-19 foi registrado até hoje no sistema penitenciário do Pará, por meio da implantação e execução do Plano de Contingência da Seap, administrada por Jarbas Vasconcelos. Estes, que recebem máscaras para uso e utilizam álcool, contam ainda com espaços limpos e desinfectados diariamente.
O controle para entrada nas casas penais, de forma rigorosa, também foi uma medida essencial para manter os custodiados a salvo. Os custodiados classificados como grupo de risco, permanecem isolados dos demais. Além disso, uma casa penal está separada como porta de entrada para novos presos, que ficam em quarentena antes de serem transferidos para as devidas unidades prisionais.
Salas de emergência foram criadas para o tratamento de casos de covid-19 dentro do sistema, com medicamento, assistência médica e isolamento social. O Estado continua firme na luta contra a covid-19 e proteção dos privados de liberdade e servidores, estes que se dedicam diariamente para a garantia de segurança e saúde.