Seap: “Feira de Oportunidades” disponibiliza itens produzidos por custodiados para o público, em Santa Izabel

A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) realizou, na manhã da quinta-feira (24), mais uma edição da “Feira de Oportunidades”, em Santa Izabel do Pará. O evento, que ocorreu das 7h às 14h, na área de entrada do Pórtico de Americano, teve como objetivo comercializar produtos orgânicos e de artesanato desenvolvidos por internos do sistema penitenciário do Pará.

Sendo a primeira edição do projeto em 2022, a ação contou com a venda de produtos das quatro unidades produtivas do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, sendo elas marcenaria, panificação, artesanato e agropecuária. Foram expostos à venda hortaliças, frutas e plantas ornamentais, cultivados por internos da Colônia Penal Agrícola de Santa Izabel (CPASI), além de pães, doces e peças em madeira. O público presente também pode adquirir itens de artesanato confeccionados por custodiadas do Centro de Recuperação Feminino (CRF), em Ananindeua,  que fazem parte da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina e Empreendedora (Coostafe).

Além de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores a preços mais acessíveis que os tradicionais, a feira também promove a circulação dos materiais e produtos desenvolvidos pelos internos durante os trabalhos de agricultura familiar, como forma de incentivo a mantê-los ativos e participantes nos projetos de reinserção social capitaneados pela secretaria. 

De acordo com o assessor de projetos da Diretoria de Reinserção Social (DRS) da SEAP, Gerson Santos, há um planejamento para que a feira ocorra no futuro de forma semanal e mensal. Serão feitas feiras temáticas semanais, de acordo com o calendário de colheita das hortaliças e produções de cada unidade.

O lucro das vendas será destinado ao Fundo do Trabalho Penitenciário (FTP), de acordo com a Lei 9.078, que destina esses recursos para a manutenção das unidades produtivas, continuidade das plantações e compras de insumos. A ação teve como público servidores e demais técnicos das unidades prisionais, visando promover a valorização do trabalho desenvolvido no sistema penitenciário do Pará.

Por Seap

Foto: Seap