A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI), lançam nesta sexta-feira (22), o projeto ‘Educação 100% Liberdade’, via Tv e portal Cultura, em programa especial às 15h30. A primeira casa penal a ser beneficiada com o projeto será o Centro de Recuperação Regional de Mocajuba (CRRMOC), onde serão matriculados todos os custodiados da unidade.
Com o objetivo de ampliar o acesso à educação e, por consequência, a mudança da perspectiva de vida dos custodiados, o projeto irá implantar o programa educacional que envolve alfabetização, ensinos fundamental e médio, além do ensino superior e técnico no ambiente prisional, com Ensino à distancia (EAD), oferecido através do SEI. A discussão do Educação 100% Liberdade começou no período de agosto, e em setembro houve a visita técnica da equipe do SEI para avaliar a estrutura da unidade de Mocajuba, onde foram instalados equipamentos para transmissão das aulas.
O Pará é o segundo estado brasileiro a implantar a proposta educacional, com engajamento de 100% dos custodiados. Com o projeto piloto, a unidade do CRRMOC receberá o ensino e conta com duas salas de aulas para atividades educacionais e uma terceira está em construção para atender a demanda de ensino superior à distância.
Até o final de 2022, serão beneficiados, em torno de 16 mil internos, em 50 casas penais, com o projeto que levará acesso à educação, através das tecnologias e ferramentas oferecidas pela Seduc via SEI.
Por Seap
Foto: Seap