A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), por meio dos investimentos na reinserção de mulheres, celebra a participação da Cooperativa Social de Trabalho Arte Feminina Empreendedora (Coostafe) na Feira de Economia Solidária, Literatura e Educação Popular, alusiva ao centenário do educador Paulo Freire. São dois dias de atividades, no dia 17 e 18 de novembro, a partir das 8h da manhã até às 21h. A feira é realizada na Estação das Docas – Boulevard 3, no Galpão do Teatro Maria Silvia Nunes.
Os artesanatos produzidos pelas custodiadas do Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua estão em destaque para venda na Feira de Economia Solidária, realizada pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). A inclusão do público privado de liberdade na atividade é um retorno positivo para todo o sistema penitenciário – que tem executado projetos e atividades de reinserção social para todos os internos, a fim de garantir a reintegração e a volta do convívio na sociedade.
Além disso, a Coostafe é um exemplo de capacitação e qualificação profissional das mulheres custodiadas do CRF, podendo elas exercerem o ofício de confecção de roupas e artesanatos quando estiverem fora do sistema penal. Para a interna Ellen Cordeiro, integrante da Coostafe, o projeto tem ajudado na ressocialização e preparação profissional. “O projeto é bom para nos encaixar na sociedade e nos enxergarem com outros olhos”, conclui.
Por Seap
Foto: Seap