Na quinta-feira (30), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou, através da Diretoria de Assistência Biopsicossocial (DAB), reunião técnica de orientação para psicólogos e terapeutas ocupacionais que trabalham no sistema penal. O encontro foi na Escola de Administração Penitenciária (EAP), com o objetivo de abordar assuntos com temáticas do cotidiano profissional, como sigilo e ética profissional.
Como palestrantes, foram convidados os Fiscais de Orientação e Fiscalização, Lorena Cunha e Robert Rodrigues, do Conselho Regional de Psicologia (CRP). Eles esclareceram dúvidas dos profissionais de psicologia e trataram sobre temas do dia-a-dia dos profissionais da área na Seap. Na reunião se debateu de forma dinâmica e participativa o sigilo profissional, como dever e princípio do código de ética, que os psicólogos utilizam, por exemplo, na orientação e produção de laudos. Os palestrantes também abordaram sobre avaliação psicológica, e documentações como relatórios e atestados.
Os profissionais da psicologia e da terapia ocupacional que atuam dentro do sistema penitenciário, através da DAB, são lotados tanto dentro das unidades, quanto na sede da secretaria.
No ambiente carcerário os psicólogos e terapeuta ocupacionais realizam consultas e avaliações laborais com pessoas privadas de liberdade e seus familiares, ajudando na saúde e bem-estar mental. Além disso os profissionais em questão desempenham um trabalho na Coordenadoria de Valorização ao Servidor (CAVS), auxiliando os servidores.
Segundo Thais Santalices, da Coordenadoria de Psicologia e Terapia Ocupacional a presença do Conselho Regional de Psicologia na EAP ajuda na reciclagem dos profissionais e padroniza os métodos de trabalho. “A importância dessa ação é ampliar os conhecimentos dos profissionais, esclarecer dúvidas, e montar uma linha de trabalho. O conselho veio para agregar na vida profissional dos servidores presentes”, afirmou a coordenadora.
Por Seap
Foto: Seap