Na última segunda-feira (5), a Associação Santarena das Escolas Particulares (Assep) informou que foi intimada a respeito da decisão judicial da Justiça do Trabalho que determinou suspensão por 30 dias das aulas presenciais. Como a intimação ocorreu somente na quarta-feira (7) à noite, e praticamente a maioria dos estabelecimentos particulares não mantém turnos noturnos, as atividades presenciais nas escolas de Santarém estão suspensas a partir desta quinta-feira (8).
As escolas tinham um prazo de 24h após a intimação para cumprir a decisão judicial. O sindicato destacou que as escolas ainda poderão manter as atividades de forma on-line. “Desta forma, Assep recomenda que todas as escolas associadas de rede privada de ensino de Santarém respeitem a determinação judicial, suspendendo baias atividades até as próximas decisões autorizando o retorno, para evitar sanções às instituições”, diz a nota da Assesp.
O retorno às aulas presenciais nas escolas particulares de Santarém foi autorizado através de decreto municipal de 3 de março, que estabeleceu limite de 30% de alunos em sala de aula.