Me diz, você conhece o ROI? Bom, o ROI significa: retorno sobre o investimento. Esta é uma métrica usada para saber quanto a empresa ganhou com investimentos.
O ROI analisa quanto dinheiro a empresa ganha ou perde em relação ao dinheiro investido em diferentes frentes. É uma medida de desempenho usada para avaliar a eficiência de investimentos realizados. Ex: campanhas de marketing, compra de equipamentos ou ferramentas, contratações de funcionários e fornecedores.
Com o ROI, você pode saber quais são os canais de comunicação mais eficazes, ver se tais campanhas valem a pena, etc.
Fórmula do ROI:
ROI=(Retorno do Investimento (RECEITA) – Custo do Investimento) / Custo do Investimento.
O resultado pode ser multiplicado por 100 para expressar o valor em percentual (%).
Lembre-se de utilizar apenas o valor levantado para realizar o investimento escolhido para o determinado assunto. Ex: Imagine uma loja de roupas que quer abrir um departamento de bonés. Apenas o valor levantado para realizar o investimento do departamento de bonés seria colocado na conta do ROI e não a loja inteira.
Exemplo de Roi positivo:
Receita estimada em 1 ano: 100.000 mil
Custo estimado: 25.000mil
ROI= 100.000 – 25.000/ 25.000= 3 X 100= 300%
ROI NEGATIVO:
RECEITA: 25.000
CUSTOS: 30.000
ROI = -16,66%
João Paulo Marques