O Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA), situado no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá e associado à Universidade Federal do Pará (UFPA), é reconhecido pela criação de tecnologias inovadoras destinadas à utilização completa dos recursos naturais. A ênfase do seu trabalho está na conversão de resíduos em bioprodutos e biocombustíveis, fomentando soluções que favorecem tanto a economia quanto o meio ambiente.
O LOA, através de estudos avançados em bioquímica e tecnologia de óleos vegetais, visa assegurar a excelência dos insumos e maximizar o aproveitamento de resíduos industriais. A meta é otimizar a utilização dos insumos, diminuir o desperdício e expandir as utilizações na fabricação de cosméticos, alimentos e energia renovável.
O vasto patrimônio biológico da Amazônia proporciona um enorme potencial para a utilização sustentável de recursos naturais. No LOA, são criadas técnicas inovadoras para a utilização integral de frutas e sementes, incluindo a polpa, as cascas e os caroços, gerando uma variedade de produtos, como óleos vegetais, manteigas naturais e biocombustíveis.
Dentre as espécies analisadas, destacam-se a andiroba, rica em compostos anti-inflamatórios e usada na medicina tradicional e na produção de cosméticos; o tucumã, rico em carotenoides e ácidos graxos, amplamente utilizado em cosméticos e alimentos funcionais; a castanha-do-pará, rica em selênio e antioxidantes, amplamente empregada na indústria de alimentos e cosméticos.
O laboratório também explora novas oportunidades para outras espécies da área, incentivando a utilização variada e sustentável da floresta. O descarte impróprio de resíduos orgânicos é um dos obstáculos que o setor industrial enfrenta. No Orçamento Anual, essa dificuldade se transforma em uma oportunidade: resíduos anteriormente subaproveitados são reutilizados na fabricação de cosméticos, alimentos funcionais e biocombustíveis.
As aplicações mais significativas englobam a produção de óleos essenciais, manteigas vegetais e ingredientes naturais para cremes e shampoos; o uso de sementes e frutos na produção de ingredientes nutritivos, além da extração de óleos para biodiesel e bioquerosene, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis.
Foto: Alex Ribeiro – Agência Pará

