Foto: Reprodução
Por João Paulo Marques
Me diz, você conhece o livro Torto Arado?
Torto Arado é o livro mais vendido de ficção em 2021. Por muitos intelectuais Torto Arado é um “clássico contemporâneo”, pois, segundo eles, traz uma gigantesca reflexão, promove a intelectualidade, entre outros aspectos.
Para os que não possuem conhecimento sobre Torto Arado, o enredo conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, e que vivem em condições de trabalho escravo contemporâneo em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina. Um dos ponto a serem levados em conta, e que impressionaram vários leitores, é que o livro é dividido em três partes, sendo cada uma delas narrado por uma personagem feminina.
Torto Arado traz um Brasil atual que ainda possui trabalho escravo ou condições de trabalho semelhantes. Itamar Vieira Junior traz um Brasil chocante, mas que deve ser combatido. Torto Arado venceu os dois principais prêmios literários brasileiros, o Jabuti e o Oceanos, no ano passado.
Em pouco tempo, o fenômeno Torto Arado, de Itamar Vieira Junior, chega a, incríveis, 100 mil exemplares vendidos, e o número parece aumentar. De acordo com informações da editora Todavia à DW Brasil, até agora já foram vendidos 100 mil exemplares. Um dos motivos do estouro de Torto Arado nas redes socias e em outros canais de comunicação, além da escrita impecável de Itamar, é a volta de um passado escravagista que continua tão atual. Um passado que continua presente.