O prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, fez uma visita especial ao porto público de Vila do Conde, que é administrado pela Companhia Docas do Pará (CDP), na quinta-feira (4). Em sua comitiva, estavam os secretários Carlos Mourinho (Receita), Juliana Nobre (Meio Ambiente) Marco Mendes (Indústria, Comércio e Turismo) e o assessor Alexandre Carvalho.
Convidado pelas empresas CDP, Centrais Elétricas Barcarena (Celba) e Ultracargo, o prefeito, comprometido com a implantação do conceito Cidade Portuária, cumpriu uma agenda desenvolvimentista, que foi proveitosa. Na CDP, Renato foi recebido pelo diretor de Gestão Portuária, Alexandre Ernesto, e pela administradora do porto, Andrea Pacheco.
A visita consistiu em um tour pelas principais áreas, como os berços em atividade de importação e exportação. O prefeito pôde ver os navios em plena operação, bem como conheceu a rampa, entre outras atividades. Também pôde ver parte do navio Haidar que está em fase de flutuação, sendo que a flutuação definitiva deverá ocorrer ainda em novembro.
A segunda visita foi a planta da Celba, ainda em obras, mas com tudo bem planejado.
O prefeito foi recebido pelo CEO da empresa, Paul Steffen, e por toda a gestão da Cia. Trata-se de uma empresa que chama a atenção não só pelo investimento, mas também pelo viés de proteção ao meio ambiente, não só em razão do gás que irá disponibilizar, mas sobretudo pela mudança da perspectiva energética para Barcarena, bem como para todo o Pará.
Em seguida, o prefeito visitou a planta da Ultracargo, que é um empreendimento tão fascinante quanto a Celba e a própria CDP. O Grupo Ultra está fazendo um investimento corajoso, de magnitude gigante. Na Ultracargo, o prefeito foi recebido pela gestão local, mas especialmente por Helano Pereira Gomes, que veio de São Paulo para receber o prefeito e sua comitiva.
Ainda na Ultracargo, foi feita uma apresentação do investimento, desde o início até a fase atual, que já está com as obras do terminal 100% concluídas e, no momento, só aguardando a emissão da Licença de Operação para receber seu primeiro navio. Foi mostrado também ao prefeito a sala de operações do terminal da Ultracargo e todo o sistema de controle.
Por prefeitura de Barcarena
Foto: prefeitura de Barcarena