O prefeito Renato Ogawa e a vice Cristina Vilaça participaram de uma importante reunião sobre a segurança nas escolas municipais de Barcarena. Várias autoridades se uniram na quinta-feira (20), no auditório do Complexo Administrativo, na Vila São Francisco.
A secretária de Educação de Barcarena, Ivana Ramos, apresentou medidas que visam contribuir com a tranquilidade no ambiente escolar, como a criação de comissões de Direitos Humanos em cada escola, credenciamento de alunos, trabalhadores e prestadores de serviços para acesso às unidades, implantação do Proerd nas escolas (para prevenir drogas e violência), treinamentos com a Defesa Civil e mediação de conflitos.
As ações apresentadas pela Semed buscam garantir a segurança e paz para alunos e professores. A participação dos responsáveis pelos alunos também será fundamental para o sucesso das medidas.
Com a colaboração da Associação de Pais e do Conselho Tutelar, além de outras entidades da sociedade civil, como OAB, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública, Ministério Público Estadual e Secretaria de Assistência Social, todos unidos para conscientizar e combater as notícias falsas, os discursos de ódio e o preconceito.
Entre os participantes estavam o juiz da 3ª vara criminal de Barcarena, Álvaro José Silva, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wandson de Oliveira, e o comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Maurício Silva. Os delegados da Vila dos Cabanos e de Barcarena-Sede também participaram.
Ao final da reunião, o prefeito Renato Ogawa agradeceu a cada um e resumiu que o foco das ações deve ser a participação dos pais dos alunos na vida escolar. Com a ajuda e colaboração dos vários segmentos da sociedade, a prefeitura de Barcarena está pronta para superar o problema e garantir um ambiente escolar seguro e tranquilo para todos.
Foto: divulgação