Ranking aponta as maiores franquias dentro de shoppings no Brasil

De acordo com estudo Mix dos shoppings: Impacto das franquias, realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) com a AGP Pesquisas e apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Boticário é a franquia mais presente em shopping centers do Brasil.

A rede está presente em 76% dos estabelecimentos em operação no país. A pesquisa fez uma análise do impacto do sistema de franchising no setor de shoppings.

Considerando uma marca por empreendimento, as franquias representam mais de 27% das lojas nos shoppings em geral, distribuídas em dez categorias principais. Outro dado interessante: entre as 1.395 marcas afiliadas à ABF, apenas 530 têm presença em shoppings. 

Ou seja, apenas 38% do total de marcas da entidade. O estudo destaca ainda que, das 13 marcas que estão presentes em mais de 50% dos shoppings, nove são franquias.

Além disso, entre as categorias, considerando o total de lojas em shoppings, observa-se que as categorias com maior peso das franquias são: Calçados (55%), Alimentação (48%), Perfumaria e Cosméticos (44%). As maiores franquias são:

O Boticário (76%)

Cacau Show (71%)

Chilli Beans (62%)

Burger King (61%)

McDonald’s (58%)

Lupo (55%)

Espaço Laser (54%)

Havaianas (52%)

Hering (50%)

CVC (48%)

Foto: Agência Brasil