Foto: Divulgação
Se você tem uma micro, pequena ou média indústria é bem provável que, diariamente, lide com desafios de gestão e produtividade. Reduzir custos, produzir mais com menos, incorporar as novas tecnologias nos processos e ter trabalhadores qualificados são preocupações comuns dos empresários no país.
Lançado em novembro do ano passado, o novo Brasil Mais Produtivo tem a meta ambiciosa de apoiar 200 mil micros, pequenas e médias empresas do setor industrial na superação desses desafios – dessas, 93 mil terão atendimento presencial do Sebrae e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Além de diagnóstico gratuito, o programa federal oferece serviços de consultoria, educação profissional e apoio financeiro para melhorar a gestão, otimizar processos e promover o uso de tecnologias na empresa, pilares indispensáveis para a competitividade dos negócios.
A porta de entrada do Brasil Mais Produtivo, disponível para empresas industriais de qualquer lugar do país, é a Plataforma de Produtividade, que pode ser acessada pelo site do Brasil Mais Produtivo. No ar desde 31 de janeiro, a plataforma é de simples navegação. Antes de realizar o cadastro e registrar interesse nos serviços, porém, é bom conhecer as etapas do programa. Isso porque o portal tem duas funcionalidades:
Disponibilizar cursos de aperfeiçoamento profissional, conteúdos e ferramentas de gestão e produtividade, como o diagnóstico de maturidade digital e o mapeamento de processos, para o empresário utilizar com autonomia, quando quiser;
- Disponibilizar cursos de aperfeiçoamento profissional, conteúdos e ferramentas de gestão e produtividade, como o diagnóstico de maturidade digital e o mapeamento de processos, para o empresário utilizar com autonomia, quando quiser;
- Direcionar e registrar o interesse para outros produtos do programa, estruturado em modalidades, como o atendimento presencial dos Agentes Locais de Inovação (ALI); educação profissional e consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética; e avaliação das possibilidades de transformação digital, junto a projetos de pesquisa e investimento, processo de contratação e acompanhamento na implementação das tecnologias.
Ou seja, a Plataforma de Produtividade do Brasil Mais Produtivo é a oportunidade de o empresário, independentemente de onde ele estiver, aprender e colocar o conhecimento em prática com instituições que são referência no país em gestão e inovação. No sistema, também é possível registrar o interesse no atendimento personalizado das consultorias e do apoio financeiro.
Empresários do setor de comércio ou serviços também podem participar do programa, se inscrevendo no portal do Sebrae, que também é acessado na opção “Para Comércios e Serviços” no site do Brasil Mais Produtivo.
Maior programa de produtividade e inovação do país
Maior e mais abrangente programa de apoio à produtividade e à transformação digital para micros, pequenas e médias empresas do país, o Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Além do Sebrae, o programa também tem como executor o Senai; e conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).