Qualidade do sono é fundamental para manter uma boa saúde, diz especialista

Foto: Divulgação

Dia 07/04 é o dia Mundial da Saúde, e um dos fatores primordiais que contribuem para uma boa qualidade de vida é o sono. Infelizmente, dados apontam que mais da metade dos brasileiros tem apresentado dificuldades para dormir. Uma pesquisa feita em 2019 pela Associação Brasileira do Sono demonstra que 65% da população tem problemas relacionados ao sono, e ainda destacou que 64% fazem uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir.

O corpo humano não é uma máquina, ele precisa de descanso. É nesse momento de descanso que nosso organismo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, digestivo e entre outras funções. Não é a toa que especialistas recomendam oito horas de sono por dia. Uma boa noite de sono também previne inúmeros problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e ajuda a manter uma memória mais ativa.

A médica clínica geral do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Ivone Rodrigues, alerta para os vilões do sono. “Hoje é muito comum termos dificuldade para dormir devido a estresse, ansiedade, depressão e hábitos ruins antes de dormir. Tudo isso gera uma irritabilidade, sonolência, cansaço, maus humor, baixa produtividade em todas as áreas da vida, entre outros problemas que afetam diretamente a rotina da pessoa, impedindo-a de ter uma boa qualidade de vida”.

Segundo a especialista, há condições mais agravantes e que precisam de um acompanhamento médico. “Podemos citar a apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas e a própria insônia. Nesses casos é ideal procurar ajuda profissional para diagnóstico e tratamento. Muitas pessoas tem procurado ajuda de fármacos numa tentativa de dormir melhor, porém, medicamentos só podem ser administrados sob orientação médica”, adverte Ivone.