O estilista Tony Palha e o produtor Tiago Gomes acabam de retornar à capital paraense após uma participação inédita para a moda paraense na Semana de Moda de Milão, na Itália, onde o público, editores de moda e estilistas do mundo inteiro puderam conhecer o projeto “O Pará Virou Moda”, que tem patrocínio da Equatorial Energia. A Milan Fashion Week é o penúltimo dos quatro principais salões de moda do mundo.
A primeira temporada de desfiles, que trazem as coleções de outono/inverno das grandes grifes, acontecem nos meses de fevereiro e março, começando por Nova York, passando por Londres, Milão e, por fim, Paris. “O Pará Virou Moda” abriu o primeiro dia de desfiles no Hotel Cavalieri, na Piaza Missouri, em Milão, destinado aos convidados internacionais do evento. Na passarela, as modelos exibiram 15 looks da coleção ‘Energia Amazônica’, que destaca a cultura, a fauna e a flora da região que mais atrai a indústria da moda, por ser fonte tanto de matérias-primas como de inspiração para o universo fashion.
Tony Palha foi o único brasileiro a participar da mostra. A coleção “fez bonito”, literalmente, e rendeu à equipe do projeto o convite para retornar à Itália no próximo mês de abril, para receber o prêmio como um dos destaques do evento, desta vez na capital, Roma. Na contramão das tendências apresentadas, já que as estações do ano na Europa e no hemisfério Sul são distintas, a coleção ‘Eneergia Amazônica’ apresentou estamparias em cores vivas e quentes com elementos marcantes da fauna e flora regional, como pássaros e plantas nativas, a exemplo da mitológica vitória-régia, imprimindo à apresentação paraense no evento o que a Amazônia tem de mais genuíno e exuberante.
A mostra, aberta em 25 e encerrada em 27 de fevereiro, também reuniu looks mais despojados e de apelo comercial, como moda praia, vestidos de noite, calças, saias, casacos e bolsas, sempre com a “pegada” do verão amazônico, que foram muito bem recebidos pelo público. O projeto ‘O Pará Virou Moda’ se baseia no conceito de moda circular e consiste na transformação dos uniformes usados por colaboradores da Equatorial Energia, distribuidora de energia do Pará que, cumprindo seu papel sustentável, doou os uniformes à Fábrica Esperança para a produção das novas peças.
E justamente por conta do apelo ambiental, que segue uma tendência mundial incorporada pela indústria da moda, a iniciativa paraense ganhou uma visibilidade enorme durante o evento. “Foi maravilhoso. A mídia internacional e os estilistas que estiveram com a gente adoraram. Temos uma história muito bonita, é uma Amazônia que não é falada, mas, somos diferenciados pelas cores, pela alegria que nós temos”, afirma Tony.
Crédito: Roberto Meneghin