Foto: Divulgação
Cursos oferecem capacitação gratuita em culinária e empreendedorismo para pessoas em situação de vulnerabilidade social
As primeiras turmas da 5ª edição do Gastronomia do Amanhã receberam nesta sexta-feira (28), em Barcarena, os certificados de conclusão em cursos de culinária e de outras áreas voltadas ao empreendedorismo. O projeto, patrocinado pela Albras, oferece, gratuitamente, oportunidades de qualificação e desenvolvimento de novas fontes de geração de renda para moradores da região.
Ao todo, 120 moradores das comunidades Vila Nova e Itupanema participaram, nesta sexta-feira, da certificação, que acontecerá no Centro Comunitário Vila Nova e na sede da Igreja Quadrangular.
Os cursos iniciaram na última segunda-feira (24). Os participantes tiveram uma semana intensa de aprendizado com chefes de cozinha e especialistas em outras áreas. A programação incluiu aulas teóricas e práticas sobre noções de culinária, técnicas de biossegurança, marketing e empreendedorismo. Os alunos também aprenderam a desenvolver ficha técnica para alimentos e técnicas de cozinha.
De acordo com Silvana Monteiro, aluna da comunidade de Itupanema, além de o curso agregar conhecimento para os participantes, ele é uma forma de interação e troca de experiências. “Quem gosta de cozinhar não pode perder essa oportunidade. Tenho certeza que todos sairão ganhando. É um momento de aprendizado e alegria”, diz.
Já o aluno Nazareno de Castro Reis, também da comunidade de Itupanema, conta que as aulas com profissionais competentes do mercado fazem toda a diferença no curso. “Este é um curso que vai ajudar toda a comunidade. As aulas vão capacitar as pessoas não só em gastronomia, mas também dar noções de outros assuntos, como marketing, para que a gente possa abrir o próprio negócio”, pontua.
Agricultura familiar
Durante as aulas de culinária os alunos manusearam alimentos fornecidos pelo projeto Tipitix, como macaxeira, farinha de mandioca, frutas, folhagens e temperos regionais. Todos os ingredientes foram disponibilizados por produtores da agricultura familiar de Barcarena que participam da iniciativa.
O Tipitix é uma iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro e da Fundação Mitsui Bussan do Brasil que tem como foco o empreendedorismo agroalimentar comunitário e a geração de renda em Barcarena. O projeto, implementado pelo Instituto Peabiru, estimula o aumento da qualidade e o valor agregado da produção local, em especial, da mandioca. Investimento voluntário e espontâneo, o projeto recebeu o valor de R$ 1,5 milhão para instalação de uma unidade de beneficiamento, inaugurada em outubro passado, que está oferecendo diversas oportunidades a empreendedores e grupos sociais da região.
Programação
Os cursos gratuitos do Gastronomia do Amanhã continuam em Barcarena. Nas próximas semanais serão realizadas turmas nas comunidades Vila do Conde, Laranjal e São Francisco. E a partir de 21 de fevereiro haverá capacitações em Vila de Beja (Abaetetuba). Todas as vagas já estão preenchidas.
O cronograma do projeto, que capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social com oficinas de culinária e empreendedorismo, conta com cinco dias de oficinas, sendo quatro de aulas teóricas e práticas e, no quinto e último dia, o resultado de todo esse processo será compartilhado com o público em uma mostra gastronômica, com a entrega de certificados.
A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, relata sobre a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. “Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuar a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conclui.
Todo o curso é realizado adotando os protocolos de saúde e segurança em razão da covid-19, como o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel. Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do projeto ou ligar para o telefone (91) 98391-4039.
O Gastronomia do Amanhã é um patrocínio da Albras via Lei de Incentivo à Cultura e Realização Embrasesc, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.