A Horizonte Minerals comunicou que não encontrou formas de reestruturar as dívidas do empreendimento em Conceição do Araguaia, no Sul do Pará. O comunicado veio após quase 5 meses de paralisação do Projeto Araguaia Níquel. Assim, o projeto será paralisado definitivamente.
A mineradora informou que vai buscar soluções dentro da legislação brasileira para liquidar as dívidas e considera a venda da operação. No entanto, não garante a recuperação de valores dos acionistas. O comunicado foi publicado no site da empresa.
A assessoria de comunicação local da Horizonte Minerals, ainda não havia tradução oficial do posicionamento. As operações em Conceição do Araguaia atraíram diversas pessoas para o município.
Elas foram em busca de emprego e deram início a vários convênios como condicionantes para a operação na cidade. “A Horizonte Minerals anuncia que, após um período de discussões para reestruturar a dívida do grupo em conjunto com a busca de uma solução totalmente financiada para seu Projeto Araguaia Níquel, e envolvendo ativamente investidores existentes e novos potenciais, a empresa não conseguiu garantir interesse no financiamento total necessário para concluir o projeto ou em um grupo que adquirisse o projeto”, diz o comunicado.
“Na ausência de uma solução de financiamento, a Horizonte deve agora considerar opções alternativas para suas subsidiárias no interesse dos seus credores garantidos, que podem incluir a obtenção de financiamento a nível da subsidiária, a venda do projeto enquanto estiver em cuidados e manutenção, a liquidação dos ativos do projeto, ou outras opções disponíveis sob as leis brasileiras”, continua.
“A empresa não acredita, entretanto, que qualquer uma dessas opções possa recuperar qualquer valor para os acionistas da companhia”, diz.
Foto: reprodução